A semana será marcada pela atuação de uma massa de ar polar que deixará a Região Sul sob temperaturas muito baixas ao longo de toda a semana, com muitas localidades onde as temperaturas não vão passar dos 13°C.
Frio intenso na Região Sul
Além do frio intenso, chuvas volumosas irão atingir os estados de Santa Catarina e Paraná, com acumulados que podem passar dos 100 mm até o fim da semana.
Como será o frio na Região Sul?
Na segunda-feira (08), as temperaturas mínimas ficam próximas de 0°C na Campanha do Rio Grande do Sul. No entanto, temperaturas de 4 a 7°C estão previstas para boa parte do território gaúcho e na Serra de Santa Catarina.
A massa de ar polar, que está centralizada na Argentina e no Uruguai, consegue se estender pela Região Sul até o Mato Grosso do Sul, dificultando o aumento das temperaturas ao longo do dia. As máximas previstas não passam dos 10°C na metade sul gaúcha e nas regiões de Serra do Rio Grande e de Santa Catarina. No restante do Sul do Brasil, as temperaturas máximas serão de até 15°C até o oeste e centro-sul do Paraná. No norte e noroeste paraenses, as máximas variam de 17 a 21°C.
Na terça-feira (09), o frio ganha intensidade devido ao avanço da massa de ar polar. Assim, as mínimas ficam abaixo de 7°C em todo o Rio Grande do Sul e na Serra da Região Sul. Temperaturas negativas estão previstas na Campanha e Sul gaúchos, variando de 2 a 4°C na região Central, no Oeste, Missões e sul do Norte. Em Santa Catarina, as mínimas variam de 8°C a 13°C e, no Paraná, de 8°C a 15°C.
Novamente, as temperaturas não sobem muito ao longo do dia, proporcionando um dia extremamente gelado na Região Sul. As máximas previstas não passam de 10°C em praticamente todo o Rio Grande do Sul, Serra e Planalto de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná. Nas demais localidades, as temperaturas sobem até no máximo 13 a 15°C.
Até pelo menos o fim da semana, as temperaturas continuam muito baixas, sem muita variação em relação ao início da semana, sendo apenas um pouco mais quentes ou, melhor dizendo, menos frias.
Semana sob alerta de chuvas volumosas em Santa Catarina e no Paraná
Uma frente fria vem atuando na Região Sul e avança de forma muito lenta e restrita para o Sudeste, com previsão de atuação somente sobre o estado de São Paulo. Assim, o sistema continua influenciando boa parte do Sul do Brasil.
Na segunda-feira (08), o tempo fica nublado em todo o norte e nordeste do Rio Grande do Sul, incluindo a região de Porto Alegre, mas sem previsão de chuvas. Já em Santa Catarina e no Paraná, além do tempo nublado, há previsão de chuva. No território catarinense, as chuvas ocorrem com fraca intensidade e são mais pontuais ao longo do dia, passando a moderada intensidade somente no norte do estado à noite. No Paraná, as chuvas ocorrem de fraca a moderada intensidade, sendo mais intensas apenas no norte do estado.
Na terça-feira (09), o tempo nublado se mantém, com a diferença de que as chuvas ganham intensidade em Santa Catarina e no Paraná. Pela manhã, as chuvas ocorrem com fraca intensidade no leste de Santa Catarina, mas principalmente no norte do estado, bem como no sul, leste e centro do Paraná. No norte e noroeste paranaenses, as chuvas ocorrem com moderada intensidade, mas há potencial para precipitações mais fortes.
À noite, há alerta de chuvas de moderada a forte intensidade para o centro-leste de Santa Catarina e para o centro-leste e norte do Paraná. No norte e nordeste do Rio Grande do Sul, também há alerta, mas com maior probabilidade de chuvas intensas a partir do fim do período.
Na madrugada de quarta-feira (10), as instabilidades ganham intensidade entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Alerta de chuvas intensas no norte e nordeste gaúcho, incluindo a região de Porto Alegre, e no sul de Santa Catarina. Nas demais regiões catarinenses, as chuvas ocorrem com fraca intensidade, e no Paraná, não há previsão de chuva. Essa condição se mantém na manhã, mas com alertas apenas no litoral norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
No restante do dia, as chuvas param em praticamente toda a Região Sul, ocorrendo com fraca intensidade ou na forma de chuvisco apenas no litoral norte do Rio Grande do Sul, no sul e leste de Santa Catarina e no leste e norte do Paraná.
Os acumulados da semana em Santa Catarina e Paraná podem passar dos 100 mm, sendo que as chuvas mais intensas acontecerão na terça-feira e, principalmente, na quinta-feira. Assim, o volume previsto pode ser estimado para apenas 48 horas.
Na madrugada de quinta-feira (11), novas instabilidades se formam sobre o norte da Região Sul, deixando alertas de chuvas intensas e tempestades até o período da noite sobre boa parte do Paraná, com exceção do norte e da região do Norte Pioneiro. As chuvas mais intensas e com maior potencial para transtornos ocorrem a partir da tarde.
Alerta a partir da manhã para o oeste e norte de Santa Catarina e para o restante do estado a partir da tarde. No estado do Rio Grande do Sul, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade a partir da tarde apenas no norte e todo o leste do estado.
Na sexta-feira (12), o tempo firme volta a predominar em boa parte da Região Sul, com previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade ao longo do dia apenas no norte e leste do Paraná.