Na primeira semana de junho, cidades da Região Sul do Brasil registraram neve, um fenômeno raro em um país de clima predominantemente tropical. Esse evento foi provocado pela passagem de uma frente fria acompanhada de uma intensa massa de ar polar.
Nos próximos dias, uma nova combinação de fatores atmosféricos, como a oscilação Antártica em sua fase negativa e o deslocamento dos jatos de altos níveis para latitudes mais ao norte, favorece a formação de sistemas frontais mais intensos sobre o Sul do Brasil.
A Oscilação Antártica (AAO) é um fenômeno que influencia o clima nas áreas extratropicais por períodos que podem durar de algumas semanas até meses. Ela está ligada a mudanças na posição da corrente de jato e afeta a formação e o deslocamento de frentes frias, ciclones e anticiclones.
Este sistema causará chuvas em Santa Catarina, Paraná e em partes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Após sua passagem, uma massa de ar polar avançará sobre o continente a partir do final de domingo (8), deslocando-se pelo país nos dias seguintes.
À medida que atinge outros estados brasileiros, a massa de ar polar se intensifica na Região Sul, aumentando as chances de geadas, especialmente em cidades localizadas nas serras catarinense e gaúcha.
Segunda onda de frio já tem data
Nos próximos dias, a segunda onda de frio de 2025 começa a se configurar, prometendo derrubar as temperaturas em praticamente todo o centro-sul do Brasil. Estados tipicamente mais quentes, como Rondônia, Mato Grosso e Goiás, também serão afetados.
Além desses estados, até segunda-feira (9), a massa de ar polar terá atingido outras regiões do país, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul e sudoeste de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, centro-sul do Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
De acordo com o modelo ECMWF da Meteored, a segunda onda de frio ocorrerá na segunda semana de junho, entre os dias 9 e 16. Durante esse período, uma massa de ar polar estará presente sobre o centro-sul do Brasil, com temperaturas variando entre 1°C e 3°C abaixo da média para esta época do ano.
[clube_cta]O amanhecer de segunda-feira (9) será gelado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. As cidades gaúchas de Bagé e Piratini têm mínima prevista de 4°C, com máxima não superando 10°C. A capital gaúcha, Porto Alegre, também registrará frio, com mínima de 9°C e máxima de 15°C.
Na serra catarinense, em São Joaquim, a mínima prevista é de 4°C; contudo, em pontos mais altos do município, esses valores ficam próximos de 2°C, com possibilidade de geadas. Próximo dali, em Urupema, a segunda-feira (9) começa com temperatura na casa de 7°C.
