As temperaturas continuarão elevadas em várias regiões do Brasil nos dias vindouros. Nesta segunda-feira (9), espera-se que as temperaturas atinjam 35ºC no Rio de Janeiro (RJ) e 32ºC em São Paulo (SP), acompanhadas de chuvas intermitentes e ocasionais trovoadas em ambas capitais durante o dia.
No Paraná, que apresenta a maior previsão de precipitação do país (superior a 100 mm/dia), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) classificou a situação como de “grande perigo”, com um elevado risco de “grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de deslizamentos de encostas”.
Em Curitiba (PR), as temperaturas variarão entre mínima de 15ºC e máxima de 17ºC.
Para a população paranaense, prevendo-se um volume significativo de chuvas, o Inmet recomendou algumas medidas precaucionais:
- Desconectar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
- Observar quaisquer mudanças nas encostas
- Buscar refúgio em locais seguros
Em situações de inundação, ou similares, é sugerido proteger os bens pessoais com sacos plásticos. É importante também buscar informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
No Sul do Mato Grosso do Sul, no interior paulista e no norte de Santa Catarina, as previsões indicam chuvas intensas (entre 50 e 100 mm/dia), com possíveis cortes de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.
Em Salvador (BA), as temperaturas oscilarão entre 22ºC e 33ºC nos próximos dias. Em Manaus (AM), esperam-se mínimas de 22ºC e máximas que podem chegar a 35ºC. Por fim, em Brasília, as temperaturas deverão variar entre 18ºC e 32ºC.